Galeria

Nota A+: a excelência fiscal do ES tem a marca dos Consultores do Tesouro Estadual

É a segunda vez consecutiva que o estado conquista a mais alta classificação junto à STN.

Pela 14ª vez consecutiva, o Espírito Santo recebeu, da Secretaria do Tesouro Nacional, (STN) a nota máxima em análise de capacidade de pagamento. Mais do que isso, pela segunda vez - também consecutiva - o estado conquista a classificação A+.

A nota A+ é concedida apenas aos estados que, além de obterem Nota A em endividamento, poupança corrente e liquidez, se destacam na qualidade da informação contábil e fiscal. Em cada um desses indicadores há a atuação direta dos Consultores do Tesouro Estadual.

O indicador de endividamento é controlado pelos Consultores do Tesouro Estadual que atuam na Gerência de Política Fiscal e da Dívida Pública e na Gerência de Encargos Gerais e de Regularidade Fiscal do Estado, garantindo que a dívida pública permaneça no nível adequado;

O indicador de poupança corrente é gerido conjuntamente pelos Consultores do Tesouro Estadual que atuam na Gerência de Política Fiscal e da Dívida Pública, na Gerência de Administração e Fiscalização Financeira e na Subsecretaria de Orçamento, assegurando o equilíbrio entre receita e despesa;

O indicador de liquidez é controlado pelos Consultores do Tesouro Estadual na Gerência de Administração e Fiscalização Financeira do Estado, que mantém o fluxo financeiro e a adimplência do Estado com suas obrigações.

Já o “+”, que qualifica a Nota “A” alcançada há 14 anos, é coordenado pela Gerência de Contabilidade Geral do Estado, que assegura a parametrização contábil e a conformidade das informações fiscais e contábeis de todos os órgãos do Estado.

A carreira dos Consultores do Tesouro em orgulho em operacionalizar a execução fiscal e contábil do Espírito Santo de forma competente e responsável, trazendo benefícios que fazem a diferença no cotidiano da população capixaba!