Galeria

Consultora do Tesouro recebe prêmio do CORECON-ES

Miriam Borges ficou em segundo lugar na categoria Artigos

Na última quarta-feira, dia 02/08/2017, foi realizado a cerimônia em comemoração ao Dia do Economista. Na oportunidade a Consultora do Tesouro Estadual Miriam Borges logrou a segunda colocação no XXII Prêmio ES de Economia, através do artigo “Eficácia do Fundo de Participação dos Estados e Distrito federal para Promoção do Equilíbrio Socioeconômico no Brasil: uma análise empírica para o período de 1993 a 2013”.

O artigo teve como alicerce sua dissertação de Mestrado, que avaliou se o critério de partilha do Fundo de Participação dos Estados – FPE, que privilegia os estados do Norte e Nordeste e Centro-Oeste com 85% dos recursos do fundo,  é eficaz em sua missão constitucional, ou seja, reduzir as desigualdades socioeconômicas existentes nos Estados do Brasil.

Embora permita a equalização da receita, o estudo concluiu que o FPE não é eficaz em promover o equilíbrio socioeconômico.

Sobre o prêmio, Miriam - que trabalha na Gerência Geral de Finanças do Estado - ressalta que “foi uma grande honra participar do prêmio ES de Economia que tanto contribui para disseminação das pesquisas dos economistas capixabas”. Ela aproveitou para agradecer “à SEFAZ/ES pelo apoio financeiro, por meio do Plano de Formação de Pós-Graduação, indispensável para a conclusão do curso de Mestrado Profissional, e a todos os colegas da SEFAZ, em especial os do Tesouro Estadual, com os quais tenho o prazer de trabalhar, pelo apoio nessa jornada”.

O artigo completo da Consultora do Tesouro Miriam Borges você pode visualizar em: http://corecon-es.org.br/wp-content/uploads/2017/07/Artigo-Miriam-Borges.pdf