Galeria

Prestação de contas reforça compromisso dos Consultores do Tesouro com a responsabilidade fiscal

ES segue firme no caminho da responsabilidade fiscal através do trabalho realizado pelos Consultores do Tesouro Estadual.

A prestação de contas do poder executivo na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, relativa ao primeiro quadrimestre do ano (JAN-ABR), revelou que o Espírito Santo segue firme no caminho da responsabilidade fiscal e no equilíbrio das contas públicas, através do trabalho realizado pelos Consultores do Tesouro Estadual.

A Receita Total Líquida teve um crescimento nominal de 2,5% nos primeiros quatro meses de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. O destaque foi o incremento da receita tributária: 6,7%. O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o principal tributo Estadual, cresceu 5,6% no período.

O percentual de endividamento líquido do Estado permaneceu negativo, em -10,6%, sendo que o limite máximo previsto em lei é de 200%. Já os gastos com pessoal no Poder Executivo alcançaram 36,98% da Receita Corrente Líquida, bem abaixo do limite máximo de 49% definido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para o referido poder.

Já o Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses) alcançou a marca de R$ 2,1 bilhões em reservas.

Em todos esses resultados, existe o trabalho dos Consultores do Tesouro Estadual. O apoio de uma carreira bem preparada e bem estruturada é fundamental para o estado do Espírito Santo alcance índices tão positivos.

Há mais de uma década, esses profissionais comprovam a relevância e a eficácia do seu trabalho através de reconhecimentos nacionais e internacionais que concedem ao estado uma posição de destaque na gestão financeira e fiscal.

Vale ressaltar que, além de todos os benefícios que esses índices podem representar, o maior deles é a garantia da entrega de serviços e melhoria de vida dos cidadãos do Espírito Santo.