Galeria

FOCATES - Fórum das Carreiras Típicas de Estado

Reunião com o FOCATES

Na última sexta feira, 09 de junho de 2017, o presidente da Associação dos Consultores do Tesouro - ACEES Marcos Antonio se reuniu com Marcos Fardim, Auditor Fiscal de Serra e Presidente do Focates - Fórum de Carreiras Típicas do Estado do Espírito Santo, além de Rafael Lamas, Presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Estado do Espírito Santo - Ascontrol/ES e vice-presidente do Focates, e de Eduardo Lehubach, Auditor do Estado e Presidente da Associação dos Auditores do Estado do Espírito Santo - ASSAES.

Na oportunidade foi feito um breve relato da fundação do Focates e explicada sua trajetória e quais objetivos já foram alcançados. De igual modo, foi feito um breve relato da carreira de Consultor do Tesouro e da atuação da ACEES.

 

O Focates é uma associação civil, integrada por entidades sindicais e associativas das Administrações Públicas Federais, Estaduais e Municipais, representativas de carreiras que desenvolvem atividades essenciais e exclusivas do Estado Brasileiro nos Poderes Executivos, Legislativos e Judiciário. Se caracteriza como pluralista, autônomo e independente de qualquer instituição partidária, política ou religiosa.

O “Fórum” vai ao encontro das premissas (missão, visão e valores) da ACEES, com o objetivo principal de integrar e consolidar trabalhos conjuntos de combate à corrupção visando o bem da sociedade capixaba, com transparência e ética em suas ações. Tem, dentre outras, a finalidade de estimular o debate público, o apoio às mobilizações e a busca de alternativas para as questões institucionais e específicas das entidades afiliadas e dos servidores públicos a elas pertencentes e para os temas sociais relevantes e da construção da cidadania.

De comum acordo e pautado nos Estatutos do Focates e da ACEES, foi discutido o ingresso da associação naquele “Fórum”, que foi do mesmo modo bem recebida e “pré-aprovada”, já que o ingresso efetivo depende do encaminhamento de um ofício com os documentos legalmente exigidos por aquela entidade bem como a aprovação pela maioria absoluta das entidades já filiadas ao “Fórum”.

A Diretoria