O Programa Tesouro Itinerante iniciou mais um ciclo de ações com o objetivo de fortalecer a governança patrimonial e a qualidade das informações fiscais dos órgãos do Governo do Estado.
A primeira reunião desse novo ciclo de ações aconteceu na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e contou com a participação de representantes de órgãos como o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES), e das secretarias de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Com esse programa, a equipe de Consultores do Tesouro Estadual compartilha orientações sobre as melhores práticas de mensuração e evidenciação contábeis com o objetivo de assegurar a conformidade dos registros da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e entidades vinculados ao executivo estadual.
A ação contou com a parceria da Gerência de Patrimônio Imobiliário da Seger e a participação de técnicos das áreas Financeira, Contábil, de Engenharia e de Patrimônio de diversos órgãos e entidades estaduais.
A subgerente de Análise e Monitoramento Contábil da Sefaz, a consultora do Tesouro Estadual Kamila Sousa Bernabé Fedeszen, destacou a relevância do tema.
“A adequada mensuração e o controle dos bens de infraestrutura são essenciais não apenas para o cumprimento das normas contábeis e fiscais, mas também para subsidiar decisões de investimento e manutenção que assegurem a sustentabilidade das políticas públicas e a boa gestão do patrimônio do Estado”, observou.
Aqui também tem trabalho dos Consultores do Tesouro Estadual, visando fortalecer a gestão do patrimônio público, que pertence a todos os capixabas!