Galeria

Consultores do Tesouro Estadual apresentam decreto de encerramento do exercício de 2022 nesta terça (22)

O trabalho, conduzido pela equipe do Tesouro Estadual, contribui para a solidez contábil e fiscal do estado

Acontece, neste dia 22, a apresentação do decreto de encerramento dos exercícios financeiros e fiscais de 2022 aos Grupos Financeiros (GFs) dos órgãos e secretarias de estado do Espírito Santo. Na apresentação, feita pelos Consultores do Tesouro Estadual, constam as datas-limite para empenho, pagamentos, relatórios e demais obrigações.

O trabalho, conduzido pela equipe do Tesouro Estadual, contribui para a solidez contábil e fiscal do estado, e prepara toda a máquina estadual para os eventos de encerramento do ano, uma vez que a documentação precisa estar disponível dentro dos prazos estipulados para envio a outros órgãos, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES).

“A equipe do Tesouro Estadual, mais uma vez, prepara o fechamento do ano no âmbito do Governo do Espírito Santo, com o objetivo de garantir o cumprimento de todos os prazos protocolares. Além do esforço para organização das contas públicas, a importância da organização deste trabalho consiste em evitar sanções e multas por atraso no envio das informações”, explica o Consultor do Tesouro Estadual e presidente da Acees, Paulo Silva.


Vale lembrar que o Espírito Santo tem figurado, desde 2019, na ponta de cima do Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. Em 2021, o estado capixaba ocupou a sexta posição na publicação do Tesouro Nacional, que tem como objetivo avaliar a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).